terça-feira, 19 de abril de 2016

Arte e Educação - VOCÊ TEM SEDE DE QUE?



Nesta semana tivemos uma sequência didática gostosa, prazerosa e prática. Começamos comparando dois tipos de texto, uma poesia de minha autoria e uma imagem da obra de Ivan Cruz ( soltando pipa).
Apresentei ambos os textos em retroprojetor.

    
A linha e a Pipa disponível em :http://www.recantodasletras.com.br/infantil/5601118

Fizemos a leitura coletiva da poesia e da imagem:
  • a poesia é um texto? E a imagem?
  • do que falam ambos os textos?
  • que elementos de um texto são encontrados no outro?
  • você já empinou uma pipa ou já viu alguém empinar?
  • qual a sensação?
Construí em casa um cartaz com elementos escritos e imagéticos. Fixamos na parede e as crianças leram em duplas.



Depois fomos exercitar a arte presa em nós e construímos pipas em origami para colar nos cadernos. Ficaram mais ou menos assim:      


Ao lado de suas artes pedi que eles agora se transformassem em poetas e escrevesse uma pequena poesia para a sua pipa.
fizemos as correções necessárias.




Num outro momento aproveitei a obra de Ivan Cruz para dar inicio à geometria.
Retomamos a apreciação da obra e fui perguntando sobre ela:

  • Quantas crianças há? E quantas Pipas?
  • Porque será que ha algumas pipas presas nos fios dos postes?
  • Será que havia mais crianças brincando? Quantas mais?
  • Qual a pipa mais bonita pra você? porque?
  • A pipa que você escolheu tem formato iguais as outras? Qual a diferença?
  • Que figuras geométricas há nas pipas dessa imagem?
  • Você pode me explicar o que é um triangulo, quadrado, retângulo?
  • Quantos lados tem a pipa formada por triângulos? E a pipa formada por quadrados?
  • Qual a diferença entre um quadrado e um retângulo?
Ao final das considerações e explicações da minha parte e dos alunos, pedi que eles fizessem a releitura da obra de Ivan Cruz.
Como esqueci de tirar a foto, então em breve a postarei. 

No terceiro dia trabalhamos as brincadeiras de hoje e de ontem, aproveitando o gancho de tantas maravilhas de Ivan Cruz. Então apresentei para eles várias imagens das telas que o artista fez sobre brincadeiras de crianças e fui perguntando sobre elas, melhor, não dava tempo perguntar pois eles iam comentando cada uma.
" Eu já brinquei com esse pé de lata"
" Uma vez eu fiz um balanço no quintal"
" Brincar de bambolê é pra menina"
" Pula carniça?????- Eca!!!!!"

                                  KKKKKKKKK

   
 Depois entreguei-lhes uma atividade impressa com doze brincadeiras diferentes, pedi que escrevessem o nome de cada uma delas ( fui intervindo na escrita à medida que precisava) e solicitei que ao término eles pintassem as três preferidas.




Quando todos terminaram então foi passado entre eles uma folha de pesquisa, para que eles pintassem apenas um quadrinho para cada brincadeira preferida ( as mesmas três da atividade anterior ).


Com essa folha de pesquisa trabalhamos gráfico e tratamento da informação no quarto dia .
Eis nosso gráfico prontinho

AGORA É HORA DE MATEMÁTICA!!


1

Mas eu gostei tanto das obras de Ivan Cruz que fiz minha releitura com papel metro e tinta guache.

Pedi que as crianças também fizessem sua própria releitura e olha só que obras de arte!!
 


Pra finalizar essa maravilha,no quinto dia solicitei que eles desenhassem uma pipa, do jeitinho que achassem melhor, mas que usassem a técnica de pintura de Romero Brito.
( Romero Brito)
 

Ah, já ia me esquecendo!!!! Também brincamos...










ATÉ A PRÓXIMA PESSOAL!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário