segunda-feira, 9 de novembro de 2015

INTRODUÇÃO A VERBOS

COMEÇAMOS NOSSA AULA DE HOJE ASSISTINDO UM VÍDEO DA MÚSICA...
Cotidiano de Chico Buarque.

https://www.youtube.com/watch?v=FB4IaqWITB8

Segue a letra:

Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã

Todo dia ela diz que é pra eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher
Diz que está me esperando pro jantar
E me beija com a boca de café

Todo dia eu só penso em poder parar
Meio-dia eu só penso em dizer não
Depois penso na vida pra levar
E me calo com a boca de feijão

Seis da tarde como era de se esperar
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca pra beijar
E me beija com a boca de paixão
Toda noite ela diz pra eu não me afastar
Meia-noite ela jura eterno amor
E me aperta pra eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor

Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã

Distribuí a letra impressa pra que os alunos pudessem acompanhar.

Pedi aos alunos que circulassem, se soubessem, todas as palavras que eles imaginavam que eram verbos.
A maioria acertou, porém alguns circularam: PAIXÃO-IGUAL- FEIJÃO, dentre outras.
Então pedi que registrassem as ações que mostravam a rotina do trabalhador retratado na música, por exemplo:
  A mulher o sacode às seis horas da manhã. ( verbo sacudir)
  Relacionar a pessoa à ação que ela pratica, por exemplo:
  Todo dia ela faz tudo sempre igual. Ela (esposa) faz. ( verbo fazer)

Em seguida pedi que cada um dos alunos lessem um verso por vez e tentassem identificar a ação e quem a praticou. Fui registrando na lousa as respostas encontradas da seguinte maneira:

Todo dia ela diz que é pra eu me cuidar

quem diz?________________qual ação ou verbo?____________________
quem vai se cuidar?________ qual ação ou verbo?____________________



Ao final da leitura e análise, escrevi na lousa um breve texto informativo sobre conceitos de verbos, conjugações e tempos verbais.
Por fim fizemos uma tabela na lousa para ser completada pelos alunos.
segue modelo da tabela:


VERBO
CONJUGAÇÃO
TEMPO
INDICA
UMA FRASE
FAZIA





CHOVERÁ
CHOVER




ERA

ER- 2ª CONJUG.



ESTUDO


PRESENTE


COMÍAMOS



AÇÃO

SENTIU




ELA SENTIU DOR
NEVAVA






BEIJINHOS.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário