terça-feira, 3 de novembro de 2015

INTRODUÇÃO A ÂNGULOS E MEDIDA DE ÂNGULOS

Iniciamos a aula hoje assim:
                                                 P.E.R.G.U.N.T.A.N.D.O.


  • Vocês já ouviram falar na palavra ângulo dentro dos conteúdos da matemática?
  • Vocês sabem o que é ângulo?
  • Vocês sabem o que é um transferidor?
  • Já tiveram contato com um transferidor?
  • Como se medem os ângulos?
  • Por que cada tipo de ângulo recebe um respectivo nome?
  • Vocês sabem o que é ângulo reto?
  • Vocês sabem o que é ângulo agudo?
  • Vocês sabem o que é ângulo obtuso?
  • Qual a importância desse conhecimento matemático para a vida social?
Resposta para todas as perguntas....NÃÃÃÃÃÃÃÃOO!!!!!!

Minha cara foi essa!!!, mas tudo bem, vamos lá!!

 Li um breve texto sobre a origem dos ângulos


Texto: História dos ângulos.

No ano 4.000a.C, os egípcios e árabes tentavam elaborar um calendário. Nessa época, se acreditava que o sol levava 360 dias para completar a órbita de uma volta em torno da Terra. Um equívoco, pois hoje sabemos que é a Terra que realiza tal movimento.
Diante daquele pensamento, acreditavam que a cada dia, o Sol percorria um pouquinho dessa órbita, isto é, um arco de circunferência de sua órbita. Esse ângulo passou a ser uma unidade de medida e foi chamado de grau.
 O ângulo é a região de um plano concebida pelo encontro de duas semirretas que possuem uma origem em comum, chamada vértice do ângulo.
A abertura do ângulo é uma propriedade invariante e é medida em graus.

Expliquei o que é ângulo reto, agudo e obtuso desenhando na lousa os segmentos.
Para saber:
Ângulo reto tem 90 graus, os ângulos menores que o ângulo reto (-90º) são chamados de ângulos agudos e os ângulos maiores que o ângulo reto (-90º) são chamados de ângulos obtusos.

Pedi que eles tentassem identificar os ângulos na sala de aula . 

  Pedi aos alunos que observassem o espaço físico da sala para que pudessem identificar os tipos de ângulos presentes no ambiente. Em seguida fiz vários desenhos na lousa e pedi que eles identificassem os ângulos dos desenhos como reto, agudo e obtuso.

Acreditem: Até dancei uma musiquinha pra que eles visualizassem os ãngulos de 180º e 360º.

RISOS GERAL ( logo hoje que tinha estagiárias na sala e eu pagando mico)

Eis abaixo o link da música Mico

https://www.youtube.com/watch?v=Ui0oaukSdYQ

Já que eu tive que pagar mico, é claro que me "vinguei" .
olha o mico das alunas aí:
ÂNGULO OBTUSO

ÂNGULO RETO

ÂNGULO AGUDO

Fiz uma s atividades na lousa e pedi-lhes que viessem tentar resolver e foi muito legal.

Distribui uma atividades impressas e depois de resolvidas e corrigidas...


HORA DA PALHAÇADA!!



BEIJINHOOOOOOOOOOOOOOOSS!!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário