terça-feira, 17 de novembro de 2015

avaliação do 5º ano língua Portuguesa ( Pronomes e verbos)

ESCOLA________________________________________________________________
ALUNO ( A ) _____________________________________________________________
DATA _____/_____/________PROFESSORA_____________________SÉRIE ________

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA IV UNIDADE

Leia o texto abaixo com atenção e circule os pronomes que encontrar:
A CASA DOS PRONOMES

- Chega de Adjetivos – gritou a menina. – Eu não sei por que tenho grande simpatia pelos Pronomes, e queria visitá-los já.
- Muito fácil – respondeu o rinoceronte. – Eles moram naquelas casinhas aqui defronte. A primeira, e menor, é a dos Pronomes Pessoais.
E todos se dirigiram para a casa dos Pronomes Pessoais enquanto Quindim ia explicando que os Pronomes são palavras que também não possuem pernas e só se movimentam amarradas aos Verbos.
Emília bateu na porta – toque, toque, toque.
Veio abri o Pronome Eu.
- Entrem, não façam cerimônia.
Narizinho fez as apresentações.
- E os seus companheiros, os outros Pronomes Pessoais? – perguntou  Emília.
- Estão lá dentro, jantando.
À mesa do refeitório achavam-se os Pronomes Tu, Ele, Nós, Vós, Eles, Ela e Elas. Esses figurões eram servidos pelos Pronomes Oblíquos, que tinham o pescoço torto e lembravam corcundinhas. Os meninos viram lá o Me, o Mim , o Comigo, o Nos, o Conosco, o Te, o Ti, o Contigo, o Vos, o convosco, o O, o A, o Lhe, o Se, o Si e o Consigo – dezesseis Pronomes Oblíquos.
- Sim, senhor! Que luxo de criadagem! – admirou-se Emilia. – Cada Pronome tem a seu serviço vários criadinhos oblíquos...
- E ainda há outros serviçais, os Pronomes de Tratamento – disse Eu. – Lá no quintal estão tomando sol os Pronomes Fulano, Sicrano, Você, Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Majestade e outros.
                                               Monteiro Lobato - Emília no país da gramática, Brasiliense.

VOCABULÁRIO:
Amarradas – unidas
Refeitório: sala própria para servir refeições.
Figurões; personagens importantes
Criadagem: conjunto de criados, empregados
Serviçais: criados

INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:

1- Onde se passa a história que você leu?
________________________________________________________________________

2- Quem ensinou o caminho para a casa dos Pronomes Pessoais?
________________________________________________________________________

3- Qual a explicação que Quindim deu sobre os pronomes?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Quem abriu a porta para Emilia foi:
(   ) o pronome tu.    (   ) o pronome nós.    (   ) o pronome eu.    (   ) o pronome vós.

5- Escreva os nomes dos pronomes que estavam jantando:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6- Quem eram os criados dos pronomes pessoais?
_____________________________________________________________

7- Quais os outros serviçais que trabalhavam para os pronomes pessoais?
___________________________________________________________


8- Numere corretamente:
1- pronomes pessoais
2- pronomes oblíquos
3- pronomes de tratamento
4- pronomes possessivos
5- pronomes demonstrativos


 (   ) o, a, lhe, si, se, sigo
(    ) minha, nossa, teu
(   ) fulano , sicrano
(   ) eu, tu, ele, ela
(   ) você, vossa senhoria
(   ) nós, vós, eles, elas
(   ) esse, esta, aquilo
(   ) me, mim, migo
(   ) te, ti, tigo

9-  Leia a tirinha  abaixo e pinte de amarelo os pronomes possessivos







10- Complete as frases da tirinha com os pronomes demonstrativos corretamente
DESTE          AQUELE         ESSA            ESTE





11-  Leia as frase abaixo, circule os verbos e marque um x no tempo em que ele está:

a-    Clara correu muito esta tarde -----------------presente          passado          futuro
b-    Maria subiu as escadas ------------------------presente          passado          futuro
c-    Nós viajaremos amanhã bem cedo----------presente          passado          futuro
d-    Danço e faço natação todos os dias---------presente          passado          futuro
e-    Hoje chove forte ----------------------------------presente          passado          futuro
f-     Meus alunos passarão de ano ----------------presente          passado          futuro
g-    Sempre neva no inverno do Canadá---------presente          passado          futuro
h-   Eu estou feliz agora------------------------------presente          passado          futuro
12- Dos verbos que você circulou na atividade anterior retire um que represente ação, estado ou fenômeno e crie uma frase com ele.
AÇÃO _______________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESTADO
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FENÔMENO DA NATUREZA
________________________________________________________________________________________________________________________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário