Depois da leitura deleite iniciei a aula perguntando às crianças quanto media o comprimento da nossa sala de aula da lousa até o fundo. Surgiram várias respostas: 10 m, 100 m, 25 m...
Perguntei se nós poderíamos medir com os pés e eles disseram que sim. Ótimooooo!!!!
pedi que três deles contassem quantos pés davam de um lado a outro.
RESULTADO: 24 pés, 28 pés, 32 pés.
E agora? qual o tamanho da sala certo?
Uns disseram que era o menor e outros disseram que era o maior.
Então expliquei que os pés é uma medida não convencional, pois os pés tem tamanhos variados e perguntei se eles conhecem algum instrumento que serve para medir o tamanho de algo e a resposta foi imediata....- A trena do meu pai!
Rs...
-Muito bom, mas a trena do papai é feita de centímetros e são eles que nós usamos para medir algo e apresentei uma fita métrica contendo um metro e expliquei que ela era feita de cem desses pedacinhos pequenos chamados CENTÍMETROS.
-Pró, na régua também tem esses pedacinhos não é?
-Sim, tem, na régua tem quantos pedacinhos desses?
Mostrei-lhes a régua e descobriram que tinha 30 deles.
Em seguida perguntei, quantas réguas devo usar para construir um metro, já que ele tem 100 e a régua tem 30?
???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Depois de muito pensar e juntar as réguas, descobriram que ram 3 delas , mas que faltava um pedaço, então fomos medir o pedaço que faltava e descobrimos que era 10 cm.
Propus a construção de uma fita métrica por duplas, distribui papel pardo, lápis, régua e pedi que medissem e recortassem pedaços de 10 cm para depois uni-los e formar um metro.
Ah, mas tive que prometer um prêmio para quem fizesse certinho, nem um centímetro a mais nem a menos.
MEDINDO
CONCENTRAÇÃO TOTAL!!!
RECORTANDO E COLANDO NO PAPEL
Usamos e abusamos do metro.
OLHA ELES PRONTOS AÍ!!!!
Bye, bye!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário