segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Construindo e utilizando o metro

Hoje postarei uma aula que houve com meu 1º ano. ( 19-10-2015)

Depois da leitura deleite iniciei a aula perguntando às crianças  quanto media o comprimento da nossa sala de aula da lousa até o fundo. Surgiram várias respostas: 10 m, 100 m, 25 m...

Perguntei se nós poderíamos medir com os pés e eles disseram que sim. Ótimooooo!!!!
pedi que três deles contassem quantos pés davam de um lado a outro.
RESULTADO: 24 pés, 28 pés, 32 pés.
E agora? qual o tamanho da sala certo?



Uns disseram que era o menor e outros disseram que era o maior.
Então expliquei que os pés é uma medida não convencional, pois os pés tem tamanhos variados e perguntei se eles conhecem algum instrumento que serve para medir o tamanho de algo e a resposta foi imediata....- A trena do meu pai!
Rs...
-Muito bom, mas a trena do papai é feita de centímetros e são eles que nós usamos para medir algo e apresentei uma fita métrica contendo um metro e expliquei que ela era feita de cem desses pedacinhos pequenos chamados CENTÍMETROS.

-Pró, na régua também tem esses pedacinhos não é?
-Sim, tem, na régua tem quantos pedacinhos desses?
Mostrei-lhes a régua e descobriram que tinha 30 deles.

Em seguida perguntei, quantas réguas devo usar para construir um metro, já que ele tem 100 e a régua tem 30?

???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Depois de muito pensar e juntar as réguas, descobriram que ram 3 delas , mas que faltava um pedaço, então fomos medir o pedaço que faltava e descobrimos que era 10 cm.

Propus a construção de uma fita métrica por duplas, distribui papel pardo, lápis, régua e pedi que medissem e recortassem pedaços de 10 cm para depois uni-los e formar um metro.

Ah, mas tive que prometer um prêmio para quem fizesse certinho, nem um centímetro a mais nem a menos.



MEDINDO 


CONCENTRAÇÃO TOTAL!!!

RECORTANDO E COLANDO NO PAPEL

Depois das fitas prontas, medimos na fita original pra ver quem ganhou e fomos medir de tudo pela sala ( MESA DO PROFESSOR, CARTEIRA DO ALUNO, CADERNO, LÁPIS, PORTA, BANCO, ESTACAS DA PÁTIO, ESTANTES....UFAAAAA).

Usamos e abusamos do metro.

OLHA ELES PRONTOS AÍ!!!!




Bye, bye!!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário