segunda-feira, 19 de outubro de 2015

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA III UNIDADE 2015

ESCOLA________________________________________________________________
ALUNO ( A ) _____________________________________________________________
DATA _____/_____/________PROFESSORA_____________________SÉRIE ________

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA III UNIDADE

1-    Observe a imagem abaixo e responda sobre ela:


a)    Que momento da história brasileira ela retrata? __________________________________________________________________
b)    Quem foi o principal responsável por esse momento? __________________________________________________________________
c)    Em que data ocorreu? ________________________________________________
d)    Quais fatores levaram a esse acontecimento? ____________________________________________________________________________________________________________________________________
e)    Que tipo de governo existia antes desse momento histórico?
__________________________________________________________________

2-    O que era a "Política do café com leite" na República Velha? Marque um X na resposta correta.
(    ) Foi o período em que o Brasil exportava em grande quantidade café e leite.
(    ) Foi uma política de revezamento do poder nacional pelos estados de São Paulo e Minas Gerais.
(    ) Foi o período em que o estado de São Paulo era o maior produtor de café e leite.
(    ) Foi o momento em que o poder político e econômico era concentrado nas mãos dos coronéis, que tomavam bastante café com leite.

3-    Qual foi o período da República Velha?
(   ) 1889-1910             (    ) 1964-1982                 (    ) 1889-1930               (    ) 1930-1999

4-    Voto do Cabresto era uma característica de que grupo da República Velha?

(    ) Governadores                                                        (    ) Jagunços  
(    )Coronéis (grandes fazendeiros)                             (    ) Empregados de fazendas

5-    Identifique o principal produto de exportação no período da República Velha.

(    )Milho                     (    ) Cana de açúcar                 (    ) Leite                          (    ) Café
6-    Com a abolição da escravatura, a grande produção de café e a expansão das fábricas no Brasil , surgiu a necessidade de mão de obra para o cultivo desse produto e de operários. Que medidas o governo de São Paulo e outros grandes centros tomaram para substituir o trabalho escravo?

a)    (    ) Empregaram os ex escravos.
b)    (    ) Ofereceram empregos com bons salários aos brasileiros
c)    (    ) Incentivaram a imigração de europeus para esses trabalhos.

7-    O que é imigrar?
__________________________________________________________________

8-    De quais principais nações vinham os imigrantes?
____________________________________________________________________________________________________________________________________

9-    Quais os principais motivos que levavam esses imigrantes a deixarem seus países de origem?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

10- Sobre os imigrantes responda:
a)    Como conseguiam dinheiro para viajar? __________________________________ __________________________________________________________________
b)    Que transporte utilizavam? ____________________________________________
c)    Para onde se dirigiam ao chegarem ao Brasil? _____________________________
__________________________________________________________________
d)    O que lhes eram oferecido em troca do trabalho? ___________________________
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário