segunda-feira, 19 de outubro de 2015

AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS II UN. 2015

ESCOLA_______________________________________________________________
ALUNO________________________________________________________________
DATA________/_______/__________PROFESSORA_____________________5º ANO


AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA III UNIDADE

Leia o texto com atenção e responda as questões abaixo:


O menino e o padre

    Um padre andava pelo sertão, e como estava com muita sede, aproximou-se duma cabana e chamou por alguém de dentro. Veio então lhe atender um menino muito mirrado.
   - Bom dia meu filho, vocês não têm por aí uma aguinha para o padre?
   - Água tem não senhor, aqui só tem um pote cheio de garapa de açúcar! Se o senhor quiser... disse o menino
   - Serve vá buscar. – Pediu – lhe o padre.
   E o menino trouxe a garapa dentro de uma cabaça. O padre bebeu bastante e o menino ofereceu mais. Meio desconfiado, mas como estava com muita sede o padre aceitou.   Depois de beber, o padre curioso perguntou ao menino:
   - Me diga uma coisa, sua mãe não vai brigar com você por causa dessa garapa?
   - Briga não senhor. Ela não quer mais essa garapa, porque tinha uma barata morta dentro do pote.
   Surpreso e revoltado, o padre atira a cabaça no chão e esta se quebra em mil pedaços.    E furioso ele exclama.
   - Moleque danado, por que não me avisou antes?
   O menino olhou desesperado para o padre, então disse em tom de lamento:
   - Agora sim eu vou levar uma surra das grandes; o senhor acaba de quebrar a cabacinha de vovó fazer xixi dentro!


1-    Que tipo de texto é esse?

(    ) conto                                                   (    ) reportagem

(    ) piada                                                   (    ) poesia


2-    Em que região brasileira se passa a história?

(    ) Norte          (    ) Sul          (    ) Nordeste        (    ) Centro –Oeste
3-    Como você descobriu isso?
_______________________________________________________________________

4-    O que o padre precisava e por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5-    O que o menino ofereceu ao padre?
________________________________________________________________________
6-    Provavelmente, quem eram as pessoas viviam naquela cabana?
________________________________________________________________________

7-    Pesquise no dicionário o significado de
GARAPA________________________________________________________________________________________________________________________________________
CABACINHA_____________________________________________________________________________________________________________________________________
MIRRADO______________________________________________________________________________________________________________________________________

8-    Porque o padre ficou curioso?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9-    O que você achou da atitude do menino?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10- Qual a parte do texto que você achou engraçada?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________

11-  Se você estivesse no lugar do padre, o que você diria ao menino?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12- Qual a parte do texto que demonstra o lamento do menino
       
                 (    ) Quando viu a fúria do padre
                 (    )  Quando o padre bebe toda a garapa
                 (    ) Quando viu o padre com sede
                 (    ) Quando o padre quebra a cabacinha da vovó

13- Na frase “Surpreso e revoltado, o padre atira a cabaça no chão e esta se quebra em mil pedaços”, a palavra grifada refere-se :

(    ) Ao padre                           (    ) Ao chão                        (    ) À cabaça

14- Observe os pronomes abaixo e relacione-os com a coluna da direita
A-   CASO RETO
B-    CASO OBLÍQUO
C-    TRATAMENTO
 


(    ) Aproximou-se
(    )  Senhor
(    ) Pediu-lhe
(    ) E furioso ele exclama
(    )  Me diga uma coisa
(    ) Sua mãe não vai brigar com você
(    ) Agora sim eu vou levar uma surra

15-  Qual pronome de tratamento devemos usar quando nos dirigimos a:
a)    Um homem  idoso ___________________________________
b)    Um colega _________________________________________
c)    Um príncipe ________________________________________
d)    Um juiz ____________________________________________
e)    Um papa __________________________________________
f)     Um presidente ______________________________________
g)    Uma mulher idosa ___________________________________
16-  Pronomes possessivos dão uma ideia de posse. Escreva uma frase com um dos pronomes possessivos que você estudou nesta unidade.
_________________________________________________________________

17- Retire do texto frases :
a)    Exclamativas
____________________________________________________________
b)    Interrogativas
____________________________________________________________
c)    Imperativas
____________________________________________________________
18-  Aprendemos nesta unidade que ANTÔNIMOS são palavras que tem sentido contrários aos das outras.   Ex: a casa estava cheia – a casa estava vazia.
Agora leia as frases abaixo e reescreva-as trocando as palavras grifadas por seus antônimos.

a)    Seus olhos tinham o brilho da morte.
                  _______________________________________________________________
b)    Viviam num mundo de amor  e alegria.
____________________________________________________________
c)    Maria tomou remédio para engordar.
______________________________________________________________
d)    Esta é a árvore mais alta do jardim.
______________________________________________________________
19-  Sinônimos são palavras diferentes que tem significados iguais. Troque as palavras destacadas por outra deixando as frases com o mesmo sentido.

a-    Hoje acordei feliz ___________________________________________________________
b-    Vera despertou ____________________________________________________________
c-    Gostei da diversão ____________________________________________________________
d-    Venha até a minha residência ____________________________________________________________

20- Observe a gravura abaixo e escreva um texto sobre ela, não esqueça :
Do título.                                   Dos nomes dos personagens.
Do local .                                   Do enredo.
De colocar um final.                  De pontuar seu texto.

______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


                             








                  





Nenhum comentário:

Postar um comentário