ESCOLA_______________________________________________________________
ALUNO________________________________________________________________
DATA________/_______/__________PROFESSORA_____________________5º
ANO
AVALIAÇÃO
DE LÍNGUA PORTUGUESA III UNIDADE
Leia o texto com atenção e responda as questões abaixo:
O menino e o padre
Um
padre andava pelo sertão, e como estava com muita sede, aproximou-se duma
cabana e chamou por alguém de dentro. Veio então lhe atender um menino muito
mirrado.
- Bom
dia meu filho, vocês não têm por aí uma aguinha para o padre?
- Água
tem não senhor, aqui só tem um pote cheio de garapa de açúcar! Se o senhor
quiser... disse o menino
-
Serve vá buscar. – Pediu – lhe o padre.
E o
menino trouxe a garapa dentro de uma cabaça. O padre bebeu bastante e o menino
ofereceu mais. Meio desconfiado, mas como estava com muita sede o padre
aceitou. Depois de beber, o padre
curioso perguntou ao menino:
- Me
diga uma coisa, sua mãe não vai brigar com você por causa dessa garapa?
-
Briga não senhor. Ela não quer mais essa garapa, porque tinha uma barata morta
dentro do pote.
Surpreso
e revoltado, o padre atira a cabaça no chão e esta se quebra em mil pedaços. E furioso ele exclama.
-
Moleque danado, por que não me avisou antes?
O
menino olhou desesperado para o padre, então disse em tom de lamento:
-
Agora sim eu vou levar uma surra das grandes; o senhor acaba de quebrar a
cabacinha de vovó fazer xixi dentro!
1-
Que tipo de texto é esse?
( ) conto
( ) reportagem
( ) piada
( ) poesia
2-
Em que região brasileira se passa a história?
( ) Norte (
) Sul ( ) Nordeste (
) Centro –Oeste
3- Como você descobriu isso?
_______________________________________________________________________
4- O que o padre precisava e por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5- O que o menino ofereceu ao padre?
________________________________________________________________________
6- Provavelmente, quem eram as pessoas viviam naquela cabana?
________________________________________________________________________
7- Pesquise no dicionário o significado de
GARAPA________________________________________________________________________________________________________________________________________
CABACINHA_____________________________________________________________________________________________________________________________________
MIRRADO______________________________________________________________________________________________________________________________________
8- Porque o padre ficou curioso?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9- O que você achou da atitude do menino?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10- Qual a parte do texto que você achou engraçada?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11- Se
você estivesse no lugar do padre, o que você diria ao menino?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
12-
Qual a parte do texto que demonstra o lamento
do menino
( ) Quando
viu a fúria do padre
( ) Quando
o padre bebe toda a
garapa
( ) Quando
viu o padre com sede
( ) Quando
o padre quebra a cabacinha da
vovó
13- Na frase “Surpreso e revoltado, o padre atira a cabaça no chão e esta se quebra em mil pedaços”,
a palavra grifada refere-se :
( ) Ao padre ( ) Ao chão ( ) À cabaça
14- Observe os pronomes abaixo e relacione-os com a coluna da direita
A-
CASO RETO
B-
CASO OBLÍQUO
C- TRATAMENTO
|
( ) Aproximou-se
( ) Senhor
( ) Pediu-lhe
( ) E furioso ele exclama
( ) Me diga uma coisa
( ) Sua mãe não vai brigar com você
( ) Agora sim eu vou levar uma surra
15- Qual pronome de tratamento
devemos usar quando nos dirigimos a:
a) Um homem idoso
___________________________________
b) Um colega _________________________________________
c) Um príncipe ________________________________________
d) Um juiz ____________________________________________
e) Um papa __________________________________________
f) Um presidente ______________________________________
g) Uma mulher idosa ___________________________________
16- Pronomes possessivos dão
uma ideia de posse. Escreva uma frase com um dos pronomes possessivos que você
estudou nesta unidade.
_________________________________________________________________
17- Retire
do texto frases :
a) Exclamativas
____________________________________________________________
b) Interrogativas
____________________________________________________________
c) Imperativas
____________________________________________________________
18- Aprendemos nesta unidade que ANTÔNIMOS são
palavras que tem sentido contrários aos das outras. Ex: a casa estava cheia – a casa estava vazia.
Agora
leia as frases abaixo e reescreva-as trocando as palavras grifadas por seus
antônimos.
a) Seus
olhos tinham o brilho da morte.
_______________________________________________________________
b) Viviam
num mundo de amor e alegria.
____________________________________________________________
c) Maria
tomou remédio para engordar.
______________________________________________________________
d) Esta é
a árvore mais alta do jardim.
______________________________________________________________
19- Sinônimos são palavras diferentes que tem
significados iguais. Troque as palavras destacadas por outra deixando as frases
com o mesmo sentido.
a- Hoje
acordei feliz ___________________________________________________________
b- Vera despertou
____________________________________________________________
c- Gostei
da diversão
____________________________________________________________
d- Venha
até a minha residência
____________________________________________________________
20- Observe
a gravura abaixo e escreva um texto sobre ela, não esqueça :
Do título. Dos nomes
dos personagens.
Do local . Do enredo.
De colocar um final. De pontuar seu texto.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário