sábado, 22 de agosto de 2015

Pronomes Pessoais do Caso Reto, Obliquo e Tratamento

1ª AULA- Iniciamos a aula ouvindo " A HISTÓRIA DE UMA GATA" de Chico Buarque e acompanhamos a música com a  letra impressa.

Disponível em : http://letras.mus.br/chico-buarque/85973/
Após cantarmos falamos um pouco sobre o Gênero textual -Música, onde percebemos a diferença entre a poesia e a música, pois algumas músicas tem estrofes que se repetem chamadas de refrão.
pedi que eles identificassem o refrão da música cantada e foi legal ouvir eles cantando:


"Nós, gatos, já nascemos pobres
Porém, já nascemos livres
Senhor, senhora ou senhorio
Felino, não reconhecerás"

Interpretamos a letra da música por meio de perguntas e respostas, melhorando assim a oralidade das crianças.

Daí fui fazendo umas indagações a respeito da música.
A quem a palavrinha "NÓS" "ME" "EU" o texto se refere?
A partir de suas respostas, expliquei que essas palavras estão no texto para substituir os nomes de alguns substantivos e também para deixá-lo legal de se ler. Pedi que eles imaginassem aquele texto sem os pronomes. - Não ficaria chato de ler?

Solicitei que eles encontrassem outras palavras no mesmo texto que estivessem ali para substituir um substantivo e deu certo.Claro que a princípio fica difícil, mas com a interferência nossa, a coisa anda!!

Criamos um cartaz informativo para ser fixado na sala de aula e em seguida eles ficaram livres para procurar em qualquer texto do livro didático de Língua Portuguesa, os pronomes que por ventura houvessem.

Finalizamos respondendo uma atividade para ajudar a fixar o conteúdo.
Bjs e até a próxima.

2ª AULA- Na nossa próxima aula de Língua Portuguesa senti que precisava intensificar os estudos dos pronomes então nós começamos lendo a poesia de Dalva Saudo "SINFONIA DOS PRONOMES",disponível em:http://www.medicinageriatrica.com.br/2008/07/28/poemas-de-dalva-saudo-sinfonia-dos-pronomes/ fizemos a interpretação da mesma e distribui entre os alunos uma atividade de fixação impressa contendo os pronomes contextualizados para a percepção dos mesmos e seu uso correto dentro de um texto.
Depois em duplas solicitei que criassem textos em que os pronomes do caso reto aparecessem, para isso recortamos imagens de livros usados e a partir daí a imaginação fluiu...







Assim que foram terminados os textos, pedi que eles fizessem, também em grupos a relação entre algumas frases e os pronomes a que elas se referem, aí foi sucesso total!!!




Pra finalizarmos nossa segunda aula sobre pronomes pedi que analisassem em casa uma tirinha do Menino Maluquinho e retirassem dela todos os pronomes que encontrassem e relacionasse o mesmo com o personagem da tirinha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário