Hoje vamos falar sobre o Seu Madruga, ops! sobre o esqueleto humano.
É que na nossa sala tem um pequenino esqueleto apelidado carinhosamente de seu Madruga e já fica até difícil dar-lhe outro nome.
Começamos assim:
Propus às crianças que dançássemos ao som de uma cantiga muito legal chamada Raposa gulosa. Nesta música as crianças podem dançar e mexer o corpo ao comando da letra da música.
Eis o link do vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=gD8Wz2QOoGc
Depois vimos em retroprojetor o texto abaixo
O esqueleto
Walter Nieble de Freitas
Por causa de um esqueleto
Corri a não poder mais:
Assustado entrei em casa
E contei tudo a meus pais
“O esqueleto, seu bobinho,
Nunca foi assombração:
É ele um conjunto de ossos
Dispostos em armação.
Sua função principal
É manter o corpo ereto;
Tem cabeça, tronco e membros
Todo esqueleto completo.
Preste, pois, muita atenção,
Guarde bem, jamais se esqueça:
Somente de crânio e face
Se constitui a cabeça.
O tronco tem só três partes,
Vou dizer-lhe quais são elas:
A coluna vertebral,
O esterno e as costelas.
Os membros são conhecidos:
Os de cima superiores;
E os que servem para andar,
São chamados inferiores”.
Até agora não compreendo
Como é que fui tolo assim:
Correr de um pobre esqueleto
Tendo outro esqueleto em mim!
todos responderam: - SEU MADRUUUUGA!
Pois é, peguei o bendito Seu madruga e começamos nossa aula apresentando as partes do corpinho esbelto dele.
conversamos sobre os ossos da cabeça- ( Cranio e face), do tronco ( coluna vertebral,esterno e costelas) e dos membros ( fêmur, braço e antebraço) além do osso da pelve.
Expliquei-lhes que alguns ossos do nosso corpo além de sustentar os músculos, eles também protegem alguns órgãos, como por exemplo, o crânio que protege o cérebro e as costelas que protegem órgãos como os pulmões e o coração.
Pedi ajuda a minha gatinha Larissa para fazer as devidas identificações.
Seu madruga ama o colo da Larissa
Em seguida distribui entre eles a cópia do texto e a imagem do esqueleto para que eles identificassem no mesmo os nomes dos ossos e pintassem com a mesma cor, tanto o nome quanto o osso no desenho ao lado.
VEJA COMO FICOU A ATIVIDADE
Depois dividi a turma em dois grupos para a confecção de cartazes sobre o esqueleto humano.
e por último, pra não perder o costume eles leram o texto em duplas ( alternando as estrofes )
Até a próxima!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário