ESCOLA________________________________________________________________
ALUNO ( A ) _____________________________________________________________
DATA _____/_____/________PROFESSORA_____________________SÉRIE
________
AVALIAÇÃO
DE LÍNGUA PORTUGUESA IV UNIDADE
Leia o texto abaixo com atenção e circule os pronomes que
encontrar:
A CASA
DOS PRONOMES
- Chega de Adjetivos – gritou a menina. – Eu não sei por
que tenho grande simpatia pelos Pronomes, e queria visitá-los já.
- Muito fácil – respondeu o rinoceronte. – Eles moram
naquelas casinhas aqui defronte. A primeira, e menor, é a dos Pronomes
Pessoais.
E todos se dirigiram para a casa dos Pronomes Pessoais
enquanto Quindim ia explicando que os Pronomes são palavras que também não
possuem pernas e só se movimentam amarradas aos Verbos.
Emília bateu na porta – toque, toque, toque.
Veio abri o Pronome Eu.
- Entrem, não façam cerimônia.
Narizinho fez as apresentações.
- E os seus companheiros, os outros Pronomes Pessoais? –
perguntou Emília.
- Estão lá dentro, jantando.
À mesa do refeitório achavam-se os Pronomes Tu, Ele, Nós,
Vós, Eles, Ela e Elas. Esses figurões eram servidos pelos Pronomes Oblíquos,
que tinham o pescoço torto e lembravam corcundinhas. Os meninos viram lá o Me, o Mim , o Comigo, o Nos, o Conosco, o Te, o Ti, o Contigo, o Vos, o convosco, o O, o A, o Lhe, o Se, o Si e o Consigo – dezesseis Pronomes Oblíquos.
- Sim, senhor! Que luxo de criadagem! – admirou-se Emilia.
– Cada Pronome tem a seu serviço vários criadinhos oblíquos...
- E ainda há outros serviçais, os Pronomes de Tratamento –
disse Eu. – Lá no quintal estão tomando sol os Pronomes Fulano, Sicrano, Você,
Vossa Senhoria, Vossa Excelência, Vossa Majestade e outros.
Monteiro
Lobato - Emília no país da gramática, Brasiliense.
VOCABULÁRIO:
Amarradas – unidas
Refeitório: sala própria para servir refeições.
Figurões; personagens importantes
Criadagem: conjunto de criados, empregados
Serviçais: criados
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO:
1- Onde se passa a história que você leu?
________________________________________________________________________
2- Quem ensinou o caminho para a casa dos Pronomes
Pessoais?
________________________________________________________________________
3- Qual a explicação que Quindim deu sobre os pronomes?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Quem abriu a porta para Emilia foi:
( ) o pronome tu. ( )
o pronome nós. ( ) o
pronome eu. ( ) o pronome vós.
5- Escreva os nomes dos pronomes que estavam jantando:
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6- Quem eram os criados dos pronomes pessoais?
_____________________________________________________________
7- Quais os outros serviçais que trabalhavam para os
pronomes pessoais?
___________________________________________________________
|
1- pronomes pessoais
2- pronomes oblíquos
3- pronomes de tratamento
4- pronomes possessivos
5- pronomes demonstrativos
( ) o, a, lhe, si, se, sigo
( ) minha, nossa, teu
( ) fulano , sicrano
( ) eu, tu, ele, ela
( ) você, vossa senhoria
( ) nós, vós, eles, elas
( ) esse, esta, aquilo
( ) me, mim, migo
( ) te, ti, tigo
9- Leia a
tirinha abaixo e pinte de amarelo os
pronomes possessivos
10- Complete as frases da tirinha com os pronomes
demonstrativos corretamente
DESTE AQUELE ESSA ESTE
|
11- Leia as frase
abaixo, circule os verbos e marque um x no tempo em que ele está:
a-
Clara correu muito esta tarde -----------------presente passado futuro
b-
Maria subiu as escadas
------------------------presente
passado futuro
c-
Nós viajaremos amanhã bem cedo----------presente passado futuro
d-
Danço e faço natação todos os dias---------presente passado futuro
e-
Hoje chove forte
----------------------------------presente passado futuro
f-
Meus alunos passarão de ano ----------------presente passado futuro
g-
Sempre neva no inverno do Canadá---------presente passado futuro
h-
Eu estou feliz agora------------------------------presente passado futuro
12- Dos verbos que você
circulou na atividade anterior retire um que represente ação, estado ou
fenômeno e crie uma frase com ele.
AÇÃO
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
ESTADO
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
FENÔMENO DA NATUREZA
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário