Pró, se eu pudesse daria nota 11 pra aula de hoje.
começamos assim:
um jogo de mímica pra descontrair. ( afinal era sexta-feira e já estava na hora de relaxar da semana corrida).
como jogar:
- dividi a turma em dois grandes grupos;
- copiei em pequenos pedaços de papel o nome de 30 animais, sendo 6 animais para cada classe ( ex: 6 mamíferos, 6 répteis, 6 anfíbios, 6 aves e 6 peixes);
- fizemos o sorteio de quem ficara com cada papelzinho escrito;
- combinamos que seria segredo e que apenas o próprio grupo poderia saber os nomes dos animais que eles pegaram, pois eles iriam fazer a mímica para o grupo adversário tentar descobrir.
- se o grupo adversário descobrisse o animal pela mímica ganharia 3 pontos;
- se descobrisse pela dica, ganharia 2 pontos;
- se descobrisse pela ilustração na lousa, ganharia 1 ponto;
- se mesmo assim com essas três opções ainda não descobrisse, os 3 pontos iriam para a dupla que estava fazendo a mímica.
Foi muito divertido ver "os lagartos" , "sapos", "cavalos", "tubarões" e "avestruzes" pela sala.
Em seguida espalhei em uma mesa diversas imagens de animais que tinha sido solicitado no dia anterior e agora dividi a turma em 5 grupos e escrevi numa tira de papel as 5 classses dos vertebrados e eles escolheram qual que eles queriam ( ninguém queria os anfíbios. Não sei o porquê, são tão bonitinhos!)
Pedi agora que fossem até a mesa e retirasse todas as gravuras da classe escolhida.
foi um alvoroço! -Pró, tartaruga é anfíbio??
Escrevi na lousa a característica principal de cada classe e as coisas foram se acalmando mais.kkkk. A tartaruga voltou a ser réptil!
Pronto, tudo separadinho, pedi que eles escolhessem apenas uma gravura no meio de tantas para construirmos a FICHA TÉCNICA de cada animal escolhido.
a ficha constava de:
- imagem do animal
- nome
- classe
- nascimento
- habitat
- alimentação
- número de patas
- tempo de vida
- característica corpórea
- curiosidade
Para o preenchimento de alguns dados desconhecidos, nós fizemos pesquisa na internet com os celulares, tablets e notebooks que haviam na sala.
Com as imagens de animais que sobraram, solicitei de cada grupo que construíssem um cartaz com as informações escritas de cada classe.
Durante toda a aula ficou circulando entre eles o livro "Bichos Brasileiros"da Editora Globo- Coleção Almanaque Sitio. Sabe o resultado? -Pró, me empresta o livro?
Até a próxima!!!
Emilly pesquisando o tempo de vida de uma galinha!!
Eu disse a Emilly: Se estiver gorda, não dura muito tempo não!!
Olha minha cara de alegria!
Excelente livro para trabalhar as classes dos animais!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário